terça-feira, 1 de março de 2011

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

No dia 24 de fevereiro foi o nosso dia da CONTAÇÃO DE HISTÓRIA De dentro de um balaio todo cheio de fitas, saiu um lindo tapete de retalhos onde as crianças sentaram para ouvir a história. E saiu cada história linda... Tinha um chapéu de bruxa, um chapéuzinho vermelho, uma varinha mágica...As crianças ficaram encantadas e registramos alguns momentos:

"Levar o faz de conta até as crianças é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que de acordo com as possibilidades vão sendo enfrentados e resolvidos pelos personagens de cada história.
É ouvindo histórias que se podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes [...]
A criança deve ser estimulada desde pequena pelo gosto da leitura, pois é até os sete anos de idade que ela forma este gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura de um livro, pois o professor deve ler e assim, dar esta referência de leitura para ela. A literatura infantil pode ser usada como recurso lúdico desenvolvendo na criança um comportamento prazeroso."

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/31667/1/A-CONTACAO-DE-HISTORIAS-NA-EDUCACAO-INFANTIL-COMO-PROCESSO-DE-FORMACAO-DE-LEITORES/pagina1.html#ixzz1FNcHQzRk

Um comentário: